Mapa tátil em relevo


O mapa tátil do Largo do Paissandu e entorno, mostra a representação de um trecho abandonado e degradado do centro da cidade de São Paulo.

O mapa foi produzido para que pessoas, principalmente com deficiência visual possam explorar e compreender por meio do sentido tátil as ruas do centro de São Paulo (entorno do Largo do Paissandu). O mapa tátil possui legenda com fonte ampliada, braille, elementos em relevo texturizado, fotografia em preto e branco de vista aérea da região destacada pela exposição, um mapa da cidade de São Paulo, com a localização do Largo do Paissandu (ponto marcado em vermelho) incluindo os pontos cardeais em relevo indicando as posições Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade.

O Largo Paissandu bem no meio do mapa, possui no centro a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos representada por uma cruz vermelha que foi construída no início do século XX por trabalhadores negros, símbolo de resistência às políticas segregacionistas.

No entorno do Largo do Paissandu temos a Avenida Ipiranga, Rua 24 de Maio, Rua do Boticário, Avenida Rio Branco e, no canto superior direito, a Rua do Seminário. O número grande de imóveis ociosos possibilita a ocupação em condições precárias, transformando casarões e edifícios antigos em cortiços.

No mapa apresentamos também o Edifício Wilton Paes de Almeida, inaugurado em 1968, sede da Polícia Federal em 1980, tombado em 1992, abandonado e ocupado por famílias do Movimento Luta por Moradia Digna em 2003. Em maio de 2018, após um incêndio, o Edifício Wilton Paes de Almeida desabou deixando sete mortos e 291 famílias desabrigadas.

Temos representados os estacionamentos na cor laranja, onde no passado funcionaram grandes cinemas como o Cine Paissandu e o Cine Ouro, dentre outros. Na Rua do Boticário, por exemplo, são quatro estacionamentos.

Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC SP, o Largo do Paissandu é um lugar a partir do qual cartas precisam ser enviadas ao mundo, com urgência. Cartas que deem notícia de uma realidade complexíssima, haja vista a quantidade de contradições históricas superpostas num mesmo perímetro. Aqui, carros, poluição, falta d’água, violência e desigualdade alcançam níveis explosivos. São Paulo é um verdadeiro laboratório do mundo, como descreve Bia Lessa no vídeo Asfixia.

Se quiser saber mais sobre esses temas tão impactantes apresentados na exposição Cartas ao Mundo, selecione no menu deste Webapp as sinopses dos vídeos Asfixia, Mercadoria e O Comum que foram adaptadas para Libras e Audiodescrição.