Paisagem Rural

Pedro Alexandrino

Pintura com traços bem marcados das cerdas do pincel. No centro da imagem, uma igreja e casas estão à frente das árvores ao fundo. À frente da cidadezinha, uma estradinha sinuosa corta o gramado

Paisagem (estudo), 1896/1910
Óleo sobre tela

Nessa reprodução podemos observar uma vila rural com algumas construções rústicas, um campo acidentado e verde, muitas árvores ao fundo e um céu acinzentado acima da linha do horizonte. A tela original, pintada na França, provavelmente entre o fim do século XIX e começo do século XX, foi realizada por Pedro Alexandrino, um pintor brasileiro que registrou muitas das paisagens que via durante seus passeios pelo campo.

O quadro é ainda composto de uma estrada de terra que percorre a tela, partindo do canto inferior direito (ponto de vista do observador) até o vilarejo (à meia altura da tela), criando uma sensação de profundidade da paisagem. Tente perceber, tateando o relevo e a maquete ao lado, quantos planos o artista criou, desde a estrada até a linha do horizonte. Identifique quais elementos estão mais próximos do espectador e quais estão mais distantes.

Você já esteve em algum lugar parecido com esse?

Ao pintar esse quadro, Pedro Alexandrino não se preocupou em detalhar todos os elementos. Contudo, ao observarmos a legenda da obra, vemos que, junto ao título Paisagem, segue a palavra “estudo”. Isso significa que essa pintura, cuja reprodução observamos, serviria de modelo para outra obra, provavelmente mais minuciosa e rica em detalhes. Suas pinceladas rápidas revelam o desejo de capturar um momento único e fugaz, captando os efeitos da luz e do tempo sobre a paisagem local.

E você? Qual paisagem não gostaria de esquecer nunca? Como poderia fazer para que essa lembrança nunca se perdesse da sua memória?