Paisagem Urbana

Arnaldo Ferrari

Pintura em tons de laranja, bege, marrom, branco e preto. Formas geométricas como quadrados, retângulos e triângulos compõem a obra. No centro, formam quatro casas com portas e janelas.

Composição, sem data
Óleo sobre tela

Essa paisagem tem como tema central a cidade, mas aqui o artista não representa a realidade tal como os nossos olhos costumam ver. Arnaldo Ferrari compôs uma paisagem urbana, organizando formas geometrizadas em tons de amarelo, preto e branco que fazem lembrar casas e ruas, bem próximas umas das outras . As casas estão ordenadas em planos diversos, ora mais próximos ora mais afastados do espectador...

Quantas formas geométricas você consegue destacar nessa composição?

A obra original foi criada em meados do século XX. Ao contrário de Rua de Sevilha - do artista Dario Barbosa -, na obra de Arnaldo Ferrari não conseguimos identificar uma cidade específica.

Muitos artistas desse período se interessaram pelo ambiente urbano como tema. O mundo vivia grandes transformações e o desenvolvimento das indústrias impunha uma nova organização da sociedade. A cidade, em contraposição ao campo, simbolizava o moderno, o novo e sua representação significava, para os artistas, uma possibilidade de projetar e sonhar o futuro.

E para você, que projetos seriam importantes para melhorar a nossa vida nas próximas décadas? Como você imagina que poderiam ser as cidades no futuro?