Paisagem Urbana

Dario Villares Barbosa

Na pintura, uma mulher está em um pátio cercado por antigas casas de dois andares. As paredes são amareladas. O céu está azul. A mulher usa longa saia azul e blusa amarela de mangas compridas.

Rua em Sevilha,1911
Óleo sobre tela

Nessa imagem há edifícios dos dois lados da rua. À esquerda de quem observa o quadro, vemos um pedaço da fachada de uma construção de dois andares, seguida de um muro atrás do qual surge a copa de uma árvore. Ainda desse lado da rua, há uma mulher caminhando. À direita, do outro lado, observamos a fachada de outra construção de dois andares, seguida por um edifício cuja fachada se projeta mais acentuadamente para a rua, tornando-a mais estreita. Ao fundo, podemos ver a parte mais alta da torre da Giralda, um síbolo da cidade de Sevilha, na Espanha.

Esse cenário lhe faz lembrar algum lugar conhecido? Como lhe parece o clima dessa cidade? Que sons poderíamos ouvir se estivéssemos lá?

Notamos, na pintura de Dario Barbosa, a tendência da arte em registrar as coisas como as vemos, representando o ambiente urbano, suas construções, a natureza e os efeitos de luz e sombra criados pela iluminação daquela hora do dia. Parece que o artista posicionou-se no meio da rua para registrar aquele instante da cidade de Sevilha.

Há em sua cidade alguma rua, construção ou monumento que você considere especial? O que torna esse lugar especial para você?