Retrato

Almeida Júnior

No retrato realista, um idoso é visto, dos ombros para cima. Sua pele bronzeada é bastante enrugada. Usa lenço em tons de laranja na cabeça e camisa clara.

Estudo para cabeça de caipira, 1893
Óleo sobre tela

Essa obra é, na verdade, um estudo realizado pelo artista para a criação de uma obra futura, onde o personagem retratado seria protagonista de uma cena no campo. Aqui, o artista retratou, em meio perfil, um “caipira”, um homem simples, trabalhador do campo. É possível perceber muitos detalhes minuciosos, como a pele enrugada do homem, as dobras na sua camisa, as texturas da barba e do bigode, as estampas no lenço, o olhar e a expressão do personagem.

Qual poderia ser a ocupação desse homem? Como ele lhe parece? Feliz? Cansado? Preocupado? Faminto? Por quê?

Esse estudo foi pintado em 1896, por Almeida Junior - artista nascido em Itu, interior de São Paulo. Almeida Junior destacou-se por sua técnica apurada e por tratar o tema regionalista, ligado ao modo de vida no interior paulista. Ao contrário da tendência geral da sua época, que valorizava os temas clássicos da arte, o conjunto da obra desse artista destacava a cultura do nosso país, revelando muito dos costumes, cores e tipos frequentes do interior paulista na virada do século XIX para o XX.

Como você retrataria, hoje, um caipira? Quais elementos utilizaria para simbolizar esse homem típico do campo? Que músicas e que sons fazem lembrar o modo de vida no interior?