Retrato

Gino Bruno

Retrato de uma mulher branca, vista dos ombros para cima. Está séria. Usa um grande chapéu preto, batom vermelho e blusa em tons claros. Tem cabelo castanho.

A dama de chapéu, sem data
Óleo sobre tela

Nessa imagem, a pessoa retratada encontra-se de frente, com o rosto levemente voltado para o lado esquerdo de quem observa a tela, de onde surge um suave foco de luz. O retrato foi pintado no século XX por um artista nascido na Itália, mas trazido para São Paulo ainda pequeno. Gino Bruno era obstinado por pintura e dedicava atenção particular no tratamento das cores, utilizando-as cuidadosamente para dar forma à materia, criando volumes e efeitos de luz!

Explore bem a obra, aproveitando os recursos sensoriais que estão sobre a bancada. Perceba detalhes da pele, cabelo, rosto, vestimentas e acessórios... Quem poderia ser essa senhora? Pelas suas características parece viver no campo ou na cidade? Parece estar vestida para trabalhar ou para passear?

Diferentemente da obra Estudo para Cabeça de Caipira, de Almeida Junior, não é possível identificarmos nessa pintura minúcias da pele, cabelo e roupa ou os traços faciais mais sutis da personagem retratada. Os detalhes são suprimidos em favor dos traços essenciais. Para Gino Bruno um retrato deveria captar as características expressivas mais marcantes de cada pessoa e apresentar o máximo da sua identidade, com o mínimo de traços. A figura pintada nesse quadro era Dona Maria, a esposa do artista.

Agora pense em alguém especial para você e tente lembrar os seus aspectos físicos e de personalidade... Quais seriam as suas características mais marcantes? Se você fosse retratá-la, como gostaria que ela posasse para você?