Texto Curatorial

Ampla sala com quatorze bancadas exibindo as obras de arte. As paredes são amarelas, com exceção de uma à nossa esquerda, que é vermelha. Spots de luz iluminam as obras

Sentir prá Ver
Gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo


A exposição “Sentir prá Ver” apresenta 14 reproduções fotográficas de obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A seleção abrange obras brasileiras do final do século XIX a meados do século XX e ilustra os principais temas das artes plásticas: natureza-morta, retrato, cenas, marinha, paisagem rural, paisagem urbana e abstração.

Para garantir a participação efetiva e autônoma de todos os públicos, com ou sem deficiência, respeitando as suas diferenças e necessidades, a exposição “Sentir prá Ver” foi concebida segundo padrões de acessibilidade universal, cujo objetivo é facilitar o acesso e apreciação da arte de pessoas em cadeira de rodas, com mobilidade reduzida ou com perda parcial ou total de visão ou de audição, por meio não somente do sentido visual, mas também por outros sentidos, como o tátil, o auditivo e o olfativo, fazendo da cultura e do seu patrimônio artístico um real instrumento de inclusão social.

Amanda Fonseca Tojal
Curadora da Exposição