Cena

Berth Worms

Pintura realista. Um menino está sentado, em um banco de alvenaria. Deita sua cabeça sobre o braço que está apoiado em uma caixa de madeira. Olha em nossa direção.

Saudades de Nápoles, 1895
Óleo sobre tela

Vemos nessa imagem um menino sentado, apoiando o braço esquerdo e a cabeça sobre um caixote de madeira. Suas roupas estão sujas e rasgadas e ele carrega um pedaço de pão na mão direita. A obra original foi pintada por Berthe Worms - uma artista francesa que vivia no Brasil. Berthe obedecia às regras realistas, pintando as coisas como via, e tinha preferência por retratar pessoas em cenas da vida cotidiana. Repare nos detalhes desse quadro: a ambientação, a posição corporal e a expressão do garoto retratado, os detalhes da roupa e objetos...

Você consegue imaginar onde estaria o garoto? O que ele estaria fazendo nesse lugar e posição? Como ele estaria se sentindo naquele momento?

O garoto parece um engraxate de rua em um momento de repouso. Sua postura e expressão lembram a de uma pessoa cansada, ou talvez distraída e envolvida por pensamentos e imaginação.

Saudades de Nápoles foi pintada em 1895. Nápoles é uma cidade no sul da Itália. O Brasil e, principalmente o Estado de São Paulo, recebeu, na virada do século XIX para o XX, uma grande quantidade de imigrantes italianos, atraídos pelo trabalho nas lavouras de café. Muitos acabaram vindo para a capital, São Paulo, trabalhar na indústria e, com isso, a esperança de uma vida melhor se transformava numa realidade dura e até mesmo injusta...

E hoje? Ainda há engraxates pelas ruas das cidades? Eles se parecem com esse garoto do quadro? Ainda temos crianças vivendo e trabalhando nas ruas? O que mudou na condição desses meninos mais de cem anos depois desse retrato ter sido pintado?